Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conceituais
Identificar a organização do lugar em que está localizada a escola;
Avaliar as ações humanas e as suas consequências na paisagem do lugar;
Perceber como o lugar em que está inserida a escola reflete a Educação socioambiental;
- Procedimentais
Diagnosticar os possíveis problemas ambientais existentes no entorno da escola durante a realização do Estudo do Meio;
Observar, coletar e organizar informações sobre o espaço de sua vivência, desenvolvendo a problematização e a proposição de mudanças;
- Atitudinais
Exercitar o respeito ao Meio Ambiente, participando das reflexões para a solução dos problemas sócio-ambientais do lugar em que está inserido;
Ter uma atitude responsável em relação ao Meio Ambiente, reivindicando o direito de todos à vida em um espaço preservado e saudável.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
A inclusão dos Temas Transversais tem como objetivo perpassar as discussões por todas as disciplinas do currículo mediante diferentes práticas pedagógicas, como forma de promover a aproximação entre as disciplinas escolares e contextualizar as discussões com a realidade. É evidente a possibilidade de se estabelecer na prática educativa, uma relação entre aprender na/sobre a realidade, questões da vida real, superando o aprender apenas pela necessidade escolar. O elo de ligação entre o ensino escolar, a prática social e a vivência. Para a realização das atividades, faz-se necessário que os alunos conheçam o conceito tenham a noção da categoria geográfica Lugar e de Paisagem – natural e humanizada, para que percebam que os seres humanos ocupam diferentes paisagens alterando-as para atender as suas necessidades, e o conhecimento do Meio Ambiente no interior da escola em que estudam.
A estrutura de projeto de pesquisa tem a intenção de contribuir com a prática docente, mas deve ser revista e contextualizada levando em consideração a realidade local, a proposta de trabalho tem a intenção de apresentar um caminho possível para provocar a discussão no ambiente escolar.
Estratégias e recursos da aula
Tema: O Meio Ambiente no entorno da escola
Problematização do Tema:
- Como está o Meio Ambiente no entorno da escola?
- É possível melhorar o Meio Ambiente no entorno da escola?
Objetivo da Pesquisa:
- Conhecer e observar o entorno da escola para identificar possíveis problemas ambientais existentes.
Hipóteses da Pesquisa:
- O Meio Ambiente no entorno da escola é ocupado de maneira adequada;
- O Meio Ambiente no entorno da escola reflete a ação da comunidade escolar e da comunidade externa.
Execução da Pesquisa:
Professor(a), é importante encontrar no lugar as situações significativas para o desenvolvimento de atividades relativas ao Meio Ambiente, faz-se necessário instigar nos alunos o interesse por observar e conhecer as paisagens do lugar em que vivem. Portanto, para o desenvolvimento das atividades utilize diferentes recursos.
Primeiro Momento
Professor(a), para iniciar o estudo do Meio Ambiente no entorno da escola desperte nos alunos o interesse por conhecer o lugar em que vivem e convivem. Esta atividade de sensibilização poderá ser realizada no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas que são vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA).
1. Utilizando o netbook, solicite aos alunos que acessem o Google Earth.
Imagem: Link inicial do Google Earth
2. Ao acessar o Google Earth, na barra de ferramentas, selecione Terra. A imagem inicial será a do Planeta Terra.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth
3. Depois, selecione o estado. Como exemplo, o estado de MATO GROSSO DO SUL
5. Encontrar a cidade de Nova Andradina-MS, localizar a Escola Municipal Arco-Íris-Polo
- Após explorar a localização da escola no Google Maps pedir ao alunos que registrem suas observações através de ilustrações desenhando no aplicativo Linux: Kolour Paint.