INVERNO - 21 DE JUNHO
Fonte: Portoweb
A palavra Inverno vem do latim: hibernu, tempus hibernus. Esse tempo hibernal está associado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante o período de frio intenso. É a estação que sucede o Outono e antecede a Primavera. Durante este período o principal sistema meteorológico é a frente fria. Outro aspecto que se observa nesta estação são as constantes inversões térmicas que causam nevoeiros e neblinas.Solstício vem do latim: solstitiu = Sol Parado. É correspondente aos extremos máximos do deslocamento do Sol, o qual inverte o seu sentido de deslocamento, portanto o Sol precisa parar seu movimento para retornar.O Solstício de Inverno – é quando predomina menor período de claridade do ano.
21 DE JUNHO- INÍCIO DO INVERNO
As estações do ano existem devido à inclinação do eixo terrestre (de aproximadamente 23.027º) em relação ao plano da órbita da Terra ao redor do Sol e ao movimento de translação da Terra em torno do Sol. Ao percorrer sua órbita ao redor do Sol, a Terra é iluminada pelos raios solares de maneiras diferentes, conforme sua posição. Observa-se que, nos dias 23 de setembro e 20 de março, ambos os hemisférios terrestres são igualmente iluminados. Porém, nos dias 21 de dezembro e 21 de junho, os hemisférios sul e norte diferem quanto à iluminação. Chama-se de solstício as posições em que a Terra se encontra em 21 de dezembro e 21 de junho. Por exemplo, dizemos que no dia 21 de junho há solstício de inverno no hemisfério sul, ou seja, ocorre a noite mais longa do ano, e solstício de verão no hemisfério norte, onde se registra o dia mais longo do ano. Em 21 de junho, devido à inclinação do eixo terrestre, o hemisfério sul recebe menos luz solar, marcando assim o início do inverno; conseqüentemente, em posição inversa, o hemisfério norte está mais voltado para o Sol, dando início ao verão. O inverno, no hemisfério sul, vai de 21 de junho a 23 de setembro. A estação é caracterizada pela baixa temperatura na região centro-sul. Pode também ocorrer chuva com tempestades de granizo em algumas regiões, bem como pode haver geadas, tão temidas pelos agricultores. No inverno, os dias são mais curtos e as noites, mais longas. As árvores perdem suas últimas folhas amareladas, e as sementes, lançadas na terra, parecem apodrecer e morrer, porém suas raízes crescem e se fortalecem dentro da terra, à espera da primavera, para explodirem com vida nova. O inverno é importante para a natureza, porque esta precisa descansar para recuperar as forças despendidas nas outras três estações. Os reinos vegetal e animal precisam hibernar para acordar com mais disposição e vigor.
Início do inverno
Fonte: Ática Educacional
Entre os dias 21 e 23 de junho, no Brasil e em todo o hemisfério sul, ocorre o solstício de inverno. O solstício de inverno corresponde ao dia em que os raios solares atingem o hemisfério sul da Terra com a menor inclinação em relação ao eixo terrestre. Portanto, as temperaturas nesse dia tendem a ser menores. A noite desse dia tem a duração mais longa do ano, mas o clima de inverno não necessariamente é mais característico nesse dia, pois depende muito de outros fatores como latitude, altitude, direção dos ventos, umidade, etc.O início do inverno, em 21 de junho, no hemisfério sul coincide com o início do verão no hemifério norte.
Figuras para colorir